terça-feira, 8 de abril de 2008

Os Jogos Olimpicos, ou a união entre os povos...


Comité pondera suspender volta da chama olímpica


«Respeitamos o direito de as pessoas expressarem as suas opiniões, de as organizações manifestarem-se pacificamente e de as comunidades e as autoridades locais organizarem as os seus sistemas de segurança, de forma a conservarem a ordem», disse o porta-voz da Comité Olímpico em Pequim, a uma agência noticiosa.
«Contudo, a chama olímpica tem também o direito de percorrer o seu caminho até Pequim, de forma pacífica, simbolizando a reunião de todos os jovens desportistas de 205 países e territórios em todo o mundo», acrescentou o porta-voz.

Retirado do Portugal Diário
negrito meu.

.

Acho isto uma coisa fantástica!
Mais uma vez o mundo se curva perante o tamanho da China!
Afinal o melhor é suspender a volta da chama olímpica para não incomodar o governo da China, que segundo o porta-voz do Comité Olímpico, “tem direito a organizar os seus sistemas de segurança de forma a conservar a ordem”, mesmo que isso signifique dar umas porradas valentes em gentes de outros povos que não querem viver sobre a “pata maravilhosa” do governo chinês.
Mais disse o referido senhor que: «a chama olímpica tem também o direito de percorrer o seu caminho até Pequim, de forma pacífica, simbolizando a reunião de todos os jovens desportistas de 205 países e territórios em todo o mundo», nos quais muito provavelmente não estão incluídos os jovens tibetanos, a quem é extremamente difícil correr e saltar com as pernas e os braços partidos.
Este senhor é porta-voz do Comité Olímpico, que representa os Jogos Olímpicos, “recuperados” na era moderna pelo Barão de Coubertin, simbolizando a amizade e união dos povos.
Para este senhor e alguns outros, só de alguns povos, que há outros povos de que não vale a pena falar, como os tibetanos, por exemplo!!!
Será que isto dos Jogos Olímpicos também envolve dinheiro???
Não!!!
Deve ser só por amor ao desporto e à união entre os povos!!!

6 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Por acaso ouvi, mas a suspensão definitiva da chama olímpica era para depois de Pequim.

Considero que é importante protestar contra a situação do Tibete, contra a repressão Chinesa.

Considero ainda importante protestar contra os senhores que se vergaram e atribuiram a realização dos jogos à China.

Protestar contra todos aqueles que assobiam para o lado e esquecem-se, que se dizem defessores dos direito humanos e depois olham para a situação através da carteira.

O facto de atletas terem andado 4 anos a treinar para os jogos é muito menos importante que a vida humana.

joshua disse...

Lusitano, os Jogos Olímpicos sempre me aconchegaram uma lágrima no canto do olho na cerimónia de abertura e na cerimónia de encerramento.

Estou certo de que os Jogos Olímpicos também sempre comoveram imenso a Sonny e a Coca-Cola.

Hoje conversei com um nosso bom amigo comum acerca do teu belo blogue tão brilhante e níveo ao qual nunca tinha vindo. Ele é um bom promotor de novas casas inéditas para mim. Funcionou. Cá estou.

Tenho de voltar mais vezes, nem que seja para que impostoramente me visites também com devoção e sinceridade, mas só se eu te visitar, mas só se me visitares, mas só se te visitar.

Abraço Apertado como duas algemas e meia que é preciso partir com F.

PALAVROSSAVRVS REX

Joaquim Alves disse...

Tiago

Perfeitamente de acordo e sobretudo agora que o governo chinês já veio avisar que quando a tocha passar pelo Tibete serão severamente reprimidas todas as manifestações.
Se os governos não têm coragem para boicotar, ou menos que o tenham os atletas...

Joaquim Alves disse...

Joshua

Sê bem vindo, que eu te visitarei, quando me visitares, respondendo à minha visita.

Abraço

Anónimo disse...

Esperem lá, quando o Comité Olímpico Internacional decidiu atribuir a organização dos Jogos Olímpicos à China este país era um modelo de virtudes? Um respeitador dos direitos humanos? Uma democracia plena?

Não, não e não.
Então, nunca deviam ter atribuído a organização dos jogos à China. Assim como outrora tal honra pertenceu à URSS ou ao III Reich!

Se lhes deram a organização, fomentaram e promoveram a ida dos atletas a Pequim, querem o quê agora?
E não sabiam já do Tibete?

Concordo integralmente com os protestos tibetanos, discordo contudo com o boicote aos Jogos.

Façam antes um boicote à economia chinesa ... ops, esqueci-me que não dá jeito!

Joaquim Alves disse...

Tenho que te dar razão quintarantino!
Devia ter sido logo de inicio, ou seja, não deixar a China organizar os jogos.

No entanto os atletas, já é outra conversa...