terça-feira, 22 de abril de 2008

A Decisão...

- Ó Rui, afinal avanças ou não?
Perguntava a Manuela com a sua voz profunda e um pouco ríspida.
- É que se nenhum de nós avança o gajo ainda se recandidata e o mínimo que pode acontecer é ficarmos sem partido, ou melhor, o partido ficar todo partido.
O Rui, com a cabeça entre as mãos, dizia que sim que ela tinha razão, mas não havia maneira de se decidir.
Ela insistia:
- Ó pá, tens que ver que aqueles que já estão na corrida, não têm significado nenhum. O Pedrinho é muito bom rapaz, mas coitado ainda agora saiu das fraldas da mãe, e o Patinha só dá vontade de dizer: Ó Patinha…Antão vais ou ficas!
Pela primeira vez o Rui esboçou um sorriso e disse:
- É pá, essa teve graça mas é “mazinha”!
Olha Manela, é assim: eu tenho a Câmara para gerir, o pessoal apesar de tudo até gosta de mim, mas a verdade é que não sou simpatia nenhuma aos olhos dos Portugueses. Aliás, desculpa lá, mas tu também não. Neste momento acho que é melhor ficar por aqui, mas podes ter a certeza que te apoio em tudo. Olha, até podias se quisesses apresentar-me como teu Ministro das Finanças, (o pessoal sabe que eu sou rigoroso), caso ganhasses as legislativas!
Ela olhou para ele muito séria e disse:
- Estás a lixar-me e eu a ver! Já percebi que tenho eu de avançar. O meu problema é como hei-de aprender a sorrir e a ser simpática, sem deixar de ter este aspecto rigoroso e sério.
O Rui deu-lhe um abraço e respondeu:
- Fazes bem, pá! O partido precisa de ti e eu cá estarei para te apoiar em tudo. Quanto ao sorriso e à seriedade é simples: quando quiseres sorrir e ser simpática lembras-te das coisas que o Alberto João diz e vais ver que ficas logo com um sorriso porreiro e um ar muito mais simpático. Quando quiseres um ar rigoroso e sério, lembras-te do Sócrates com um dedo espetado na tua direcção a “ralhar” com aquele ar esganiçado, e logo ficas rigorosamente séria.
- Bem, disse a Manuela, não tenho outro remédio! Vamos lá a isto!

4 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

muito bem, presumo que isto é a novela da vida real ou será da real vida ?

De qualquer forma será o avançar dos tubarões.

Carol disse...

O Tiago deve ter um trauma com tubarões... Alguém os viu?

Joaquim Alves disse...

Pois é Tiago, é a novela, tout court...

Joaquim Alves disse...

Ó Carol...

bolas até parecia a música do Neil Sedaka, que é do meu tempo...

É para rimar com Barões....