quarta-feira, 30 de julho de 2008

Um pouco de coragem, precisa-se!


Pequim 2008: China vai censurar Internet utilizada pelos media estrangeiros

A China vai censurar a Internet utilizada pelos media estrangeiros durante os Jogos Olímpicos de Pequim, indicou hoje um responsável do comité de organização, recuando numa promessa de garantir liberdade total aos media durante o evento.

No Publico



De um modo geral, os jornalistas são muito rápidos a noticiar e a indignarem-se com as faltas de liberdade, sobretudo ao exercício da sua profissão.
O que eu acho muito bem, diga-se de passagem, desde que realmente haja razões verdadeiras para isso.
Ora este caso relatado não oferece margem para dúvidas, pois é um responsável do comité da organização dos Jogos Olímpicos que o confirma.
Então o que estão à espera os jornalistas, todos os jornalistas, para se indignarem e tomarem a única atitude correcta:
Fazerem saber à organização dos Jogos Olímpicos que se não lhes derem liberdade de acesso ao seu trabalho, mormente o acesso à internet, não colocarão “os pés” em Pequim, e eles que fiquem a falar sozinhos!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Portugal, sempre!

Há uns tempos que venho debatendo um assunto sobre a guerra do Ultramar, (na qual estive), em que uns defendem que a mesma estava perdida militarmente à data do 25 de Abril, e outros, nos quais me incluo, afirmam o contrário, ou seja, que a guerra não estava perdida militarmente àquele tempo, mas que sim, estaria perdida mais tarde ou mais cedo porque são guerras que não se ganham, por causa da politica, porque são contra os ventos de mudança, e assim deve ser.
Mas ao debater este assunto, logo me veio outro ao pensamento, que é esta atitude quase nacional de nos menosprezarmos, de nos achincalharmos, de nos diminuirmos perante os outros, como se tivéssemos vergonha do nosso passado, da nossa história.
Portugal é, ao que sei, o país mais velho da Europa com as suas fronteiras definidas.
Tem uma história rica, riquíssima, a todos os níveis.
Fundou-se pela força de um homem, D. Afonso Henriques, alicerçada na vontade dum povo que já se identificava com uma nacionalidade.
Vencemos tudo e todos, a maior parte das vezes sozinhos contra inimigos bem mais poderosos e chegámos a dividir o mundo em duas partes com a nossa vizinha Espanha.
E nós Portugueses, continuamos hoje em dia muitas vezes a tentar demonstrar que não foi bem assim, que o mérito não é nosso, que as coisas não se passaram assim, que até nem tivemos valor nenhum e até pedimos desculpa pela nossa história.
Até já se fez um filme sobre as “derrotas” portuguesas, mas não se fez nenhum sobre as vitórias, sobre a gesta heróica deste povo.
Parece que temos medo, vergonha, do que os outros pensam de nós, e a todo o momento tentamos justificar as nossas atitudes, com o politicamente correcto, e tentamos imitar os outros, quando afinal nós temos uma identidade própria.
E esta atitude, este desânimo vai-se instalando e tomando conta das pessoas, porque se vai reflectindo no Estado, na governação.
Em vez de tentarmos corrigir o que está errado, tentamos mostrar com estatísticas um hipotético sucesso, apenas para mostrar aos outros que afinal “somos bons” e estamos bem.
Ouvia há uns tempos uma palestra do Dr. Paulo Teixeira Pinto em que este dizia que há três maneiras de mentir:
Uma é mentir, faltar à verdade, outra é omitir a verdade e a outra é fazer estatísticas.
Assim estamos nós.
As notas não são boas a matemática? Façam-se as provas mais simples e as estatísticas demonstrarão que melhorámos.
Há muitos acidentes rodoviários e a culpa é muitas vezes das estradas? Coloquem-se traços contínuos em rectas de 5 Kms, coloquem-se restrições de velocidade, tipo 40Km/H que ninguém pode cumprir, coloquem-se semáforos que acendem o encarnado ao mínimo movimento do veículo e que portanto ninguém obedece, e assim nas estatísticas aparecerá a culpa do condutor e não das estradas.
Não há bons serviços de saúde?
Façam-se estatísticas que provem que afinal os doentes não são doentes, mas apenas “gente chata” que não tem mais que fazer.
Há gente que não tem que comer e tem fome? Façam-se estatísticas de quantos recebem o Rendimento Social, ou lá como é que isso se chama, para provar que tudo está controlado.
Há gente que não tem emprego? Façam-se estatísticas aproveitando as sazonalidades para provar que afinal o desemprego até está a diminuir.
E por aí fora!
E depois?
Depois os cidadãos ficam iguais ao Estado e também querem mostrar aquilo que não são.
Trabalhamos mais do que o normal, tirando tempo à família, aos filhos, apenas para termos aquilo que muitas vezes já não é necessário, mas o vizinho tem.
Endividamo-nos para ter igual ao vizinho ou melhor, até para mostrarmos que somos bem mais sucedidos.
Vamos para férias distantes em lugares exóticos, comprometendo o orçamento familiar, mas mostrando aos outros que também somos “gente”.
Dizemos lugares comuns, porque toda a gente diz e fica bem.
Alegramo-nos porque há “gajos” que aos chutos numa bola ganham mais num mês do que aquilo que nós havemos de ganhar uma vida toda a trabalhar.
E tantas coisas mais!
Lembram-se da frase que para mim foi terrível:
«Somos os bons alunos da Europa!»
Que é esta merda?
Bons alunos?
Ou fazemos ou não fazemos, ou temos gente que nos governe ou temos gente que se governa, agora alunos!?
Reparem nos debates na Assembleia:
Mas aquilo tem alguma coisa a ver com governar ou fazer oposição?
Aquilo tem a ver com orgulho, estúpido e irracional, de quem manda e de quem quer mandar.
Tudo o que o Governo faz está errado! Tudo o que a oposição diz não serve para nada! É isto que sai daquelas intermináveis discussões, por vezes, muito mal educadas.
Os gajos sentem-se insultados?
Insultados somos nós que os lá colocamos para os gajos se servirem, se armarem em importantes, para pensarem e se arvorarem em “patrões”!
Mas afinal quem é aqui o “patrão”?
Somos nós, os Portugueses, ou não?
Não, não somos, porque vamos permitindo que tudo façam, vamos permitindo que digam mal de nós como povo, e nós próprios nos vamos diminuindo nas conversas, nos confrontos, nas comparações!
Temos de acordar, a história espera por nós!
Estamos cansados da história ou apenas não somos capazes de reagir?
Não, não é pelo futebol, nem pelas estatísticas que seremos reconhecidos, mas pela vontade indómita de um povo que se fez a si próprio, que se mostrou ao mundo, e que pode voltar a mostrar a tempera dos Portugueses se nos deixarmos de imitações, de “politicamente correctos”, de invejas de vizinhos, para traçarmos o nosso caminho, com os outros, mas com a nossa identidade.
E não me venham com a história de que isto é discurso nacionalista, ou quejando, porque não é disso que se trata, mas sim de assumirmos que somos um povo e que podemos, se quisermos!
Não me venham com frases feitas, importadas de outras culturas!
Nós somos nós e é connosco que temos de construir Portugal!
Não temos que nos preocupar com coisas paralelas, como o tabaco e tanta merda que se discute que será importante, é certo, mas ainda não é relevante quando há portugueses sem emprego, sem casa, sem comida.
Chega de dizer mal de nós próprios e de permitirmos que os governos e as oposições façam de nós “coitadinhos”!
Chega de ver um país verde, lindo, “escortanhado” de obras de fachada, como as auto-estradas e tantas outras “obras”.
Sejamos dignos da história que nos precede e fez de Portugal um país que tem uma história que se confunde em muito com a história do mundo, no penúltimo milénio da nossa era.

terça-feira, 15 de julho de 2008

Se o ridículo matasse!!!

OFICIAL: recurso de Benfica e Guimarães recusado, Porto na Champions
Decisão do Tribunal Arbitral de Desporto foi tomada de madrugada
É oficial a decisão do Tribunal Arbitral de Desporto, que recusou o recurso de Benfica e V. Guimarães contestando a admissão do F.C. Porto na Liga dos Campeões. Esta era a última instância desportiva, pelo que na prática significa que os «dragões» irão jogar a «Champions».
in Portugal Diário
.
.
É espantoso até onde chega a influência do homem, (leia-se Pinto da Costa)!
Nada se decide neste mundo sem que seja do agrado do homem.
O Obama que se cuide, pois se quer ganhar as eleições nos EUA é melhor fazer-se sócio do FCP!
Quanto aos "queixinhas":
Se o ridículo matasse!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Ainda a libertação de Ingrid Betancourt e o PCP

Cuba
Herói das Farc, Fidel 'condena' sequestros
Com Agência Reuters
O ex-ditador cubano Fidel Castro é a principal inspiração das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) -- o grupo terrorista tomou as armas em seu país com o objetivo de derrubar o governo e, assim como Fidel, instalar um regime socialista no vizinho sul-americano.
Na quinta-feira, contudo, Fidel disse condenar os métodos dos seus seguidores (apesar de seu governo já ter adoptado as mesmas práticas contra os inimigos políticos).
Fidel, longe do poder desde que ficou doente há quase dois anos, escreveu em um texto publicado na noite de quinta pelo site estatal Cuba Debate (www.cubadebate.cu) que Cuba "apoia o processo de paz na Colômbia há mais de vinte anos", e que os atos dos terroristas não são justificáveis. Ele se disse feliz com a libertação da política franco-colombiana Ingrid Betancourt, resgatada pelas tropas do país depois de seis anos no cativeiro das Farc.
"Pelo elementar sentimento de humanidade, nos alegrou a notícia de que Ingrid Betancourt, três cidadãos americanos e outros foram libertados", escreveu o cubano. "Eles nunca deveriam ter sido sequestrados os civis, nem mantidos como prisioneiros os militares nas condições da selva. Eram factos objectivamente cruéis. E nenhum propósito revolucionário poderia justificá-lo", disse Fidel, cujo regime caçou e executou dissidentes durante décadas.
Revista Veja
.
.
Caríssimos camaradas do PCP
Escrevo-vos indignado, triste, estupefacto!
A menos que a noticia acima seja mais uma invenção do “imperial-capitalismo”, temo pela saúde mental do nosso glorioso camarada Fidel, que afastado do poder dever ter sido sujeito a torturas inomináveis para proferir tais afirmações.
A luta pela liberdade, pela democracia, pelos direitos humanos sempre invioláveis, que é a matriz de todo o nosso movimento revolucionário, e que as FARC tão puramente defendem e são exemplo constante a seguir, e que tem exemplo concreto nos anos em que a mãe Rússia, foi governada pelo nosso sempre amado, glorificado, exaltado camarada Staline, não pode parar e continuará estou seguro, pelas vossas mãos, pelas vossas vidas tão desinteressadas de outras coisas que não seja o bem estar do povo.
.
.
Para continuar a ler o resto deste texto aceder a Notas Soltas, Ideias Tontas, que com amizade o quis publicar em Notas Emprestadas.

sábado, 12 de julho de 2008

Bom fim de semana


.
SONHO ACORDADO


Hoje quando acordar
Vou sonhar
Que sou tudo aquilo
Que gostaria de ser.
Vou partir à desfilada
Nas asas dum sonho acordado
Que me há-de levar
Até onde eu quiser ir.
Não vou sonhar com bens,
Nem terras, dinheiro ou carros,
Que são coisas pouco importantes
Para o que gostava de ser.
Vou sonhar que sou amado,
Estimado e respeitado,
Porque sou todos em um
E que sendo de todos
Não sou de nenhum.
Vou sonhar que sou entrega
Acolhimento e dádiva,
Que sou um farol que guia,
Um porto sempre seguro,
O amigo em quem se confia.
Vou sonhar que sou assim,
O ombro mais disponível,
A mão que enxuga a lágrima,
A palavra que conforta,
O abraço sem ter fim.
Hoje quando acordar
Vou sonhar
O que realmente seria
Se fosse
O que gostava de ser
Ao menos por um dia.

.
08.07.12

.

sábado, 5 de julho de 2008

Bom fim de semana


.
ALGUÉM TOMOU CONTA DE MIM


Alguém tomou conta de mim,
E tirou-me o olhar, a expressão
E o riso,
Para seu puro prazer.
Alguém tomou conta de mim,
E tirou-me os dias,
As horas, os pensamentos.
Alguém tomou conta de mim,
E tirou-me os espaços,
As alegrias.
E eu não me importo,
Assim é que eu quero ser.
Cavalgado nas nuvens,
Voando mais rápido que o vento,
Grito mais alto que o tempo
Para todo o mundo ouvir,
Até à estrela maior:
Gosto muito e só de ti,
Meu amor.


.
92.06.18

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Mas ainda há gente desta???

«na exibição de aparato bonapartista: eis o conjunto das imagens televisivas desta noite.
Fogo de artificio das elites burguêsas!
Ingrid Betancourt, senadora com pretenções presidenciais, arriscou e perdeu -- porem, burguêsa, duma familia altamente burguêsa, obteve o apoio de elites internacionais.
Esta sua libertação (como exprimiu o seu filho Lorenzo) fica como mais um cantigo de cigarra nos efemeros Estios das burguesias neo-liberais; com o Outono, o esquecimento sepulta-lo-a.
Viva a Classe-Trabalhadora Universal!!!Paris,3/VII/MMVIII.Xauter-conimbrigense.»
.
"Isto" é um comentário colocado na notícia do Portugal Diário sobre a libertação de Ingrid Betancourt e dos outros reféns das FARC.
Mas ainda há gente desta?
Isto é estupidez politica?
Isto é estupidez humana?
Ou isto é simplesmente estupidez?!

terça-feira, 1 de julho de 2008

O Apito "Enferrujado"

Dei-me ao trabalho de ler o documento da Decisão Instrutória do processo chamado da "fruta", aqui no Publico , respeitante a Pinto da Costa e outros.
Não sou jurista, mas ao ler a peça pergunto-me como é possivel tentar levar alguém a Tribunal com "provas" daquelas?
Como é possivel aceitar a credibilidade de uma testemunha, que segundo este documento mente sem margem para dúvidas, conforme as provas obtidas?
Como é possivel andar a gastar dinheiro em processos que não têm, por força das provas obtidas, a minima credibilidade?
E como é possivel o Ministério Publico recorrer da decisão de arquivamento perante os fundamentos do acima citado despacho?
Bem mas eu, repito, não percebo nada de Direito!